Crítica: Do Começo ao Fim


O primeiro filme que escolho para fazer parte da coleção do blog é o filme Brasileiro Do começo ao Fim (2009) do diretor Aluizio Abranches, que tem no elenco os atores globais já consagrados, Fábio Assunção e Júlia Lemmertz, porém os protagonistas do filme são os atores menos conhecidos, Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos.

Fui assistir esse filme no cinema com grande expectativa, pois conta a estória de dois meios-irmãos que desde a infância tem uma relação de amor e cumplicidade, e com o passar dos anos tornam-se um casal homossexual incestuoso.

- Nossa!!! Como assim?! Um filme brasileiro falando de um tabu... pois é, o longa tinha tudo para ser um grande meio de desconstrução, porém não passa de um 'tratamento de choque' com cenas picantes entre o casal; já que em nenhum momento a situação gera qualquer tipo de conflito que como eu esperava, poderia contribuir para o avanço da sociedade no que diz respeito a seus conceitos, mas a estória é completamente vazia de significado e de conteúdo.

Me decepcionei com o demasiado clima de drama e tensão por motivos banais impostos a todo o momento como se fosse ativar um botãozinho "agora é a hora de chorar", além da atuação péssima dos atores, entre outras coisas. Muitos amigos me disseram, que um filme brasileiro tratando desse assunto já é para agradecer, mas discordo pois sou da opinião que 'se é para fazer que faça direito', e infelizmente para mim esse filme não atingiu o objetivo esperado.

Obs: O que salva o filme é a trilha sonora e as belas imagens de Buenos Aires.



 

©Copyright 2010-2013 Cinemarco Críticas