Artigo: Sobre a urgência para assistir um filme



Não sei vocês, mas eu não me obrigo a ver nenhum filme com alguma meta de tempo. É muito comum te acharem um alienígena, por exemplo, por não ter assistido Matrix. Eu nunca vi Matrix. O lance é que tem filme que é tão falado e tão comentado que todo mundo praticamente acha que tu TENS que ver o bendito filme, passa a ser uma obrigação e não um exercício de cinema.

Mas eu tenho algo a dizer a essas pessoas: Sentem-se, coloquem o cotovelo posicionado no joelho, abaixem a cabeça e a descansem sobre o seu punho. Vamos pensar.

Um filme nada mais é que uma leitura, uma representação de uma história nova ou recontada, isto é, uma análise parada no tempo acerca de um assunto. Isto quer dizer, meu caro, que um filme se imortaliza tal qual como foi feito, naquele mesmo ano de sua produção. Assisti-lo no seu lançamento ou 20 anos depois será a mesma coisa. O que pouca gente faz é posicionar sua percepção para a época da realização da obra, e ainda acha que está certo. Por isso, se você algum dia viu Frankenstein (1931), vai entender que ele dá de sova numa porrada de filme muito lindinho de hoje em dia. Mas se você não viu, não vá correndo assistir, espere que o seu tempo virá.

Algo que me chama muito a atenção quando vou assistir um filme, é de que eles possuem vida. Sim, vida. Um filme deixa de ser uma simples projeção audiovisual quando ele tem o poder de mexer com o espectador, de encantá-lo, de emocioná-lo e, mais importante, de mudá-lo. Podemos mudar pensamentos, escolher uma profissão, amar um novo animal, respeitar mais o próximo, ter mais raiva do mundo; tudo unicamente proporcionado num filme e o nível de imersão e de conquista que ele alcança em nós. Dessa forma entendo uma película, algo que tem muita alma, guardado para um momento especial que iremos assisti-lo.

Assim, entenda: Assistir um filme com pressa unicamente por obrigação é um erro que pode nunca mais ser corrigido. Espere o momento certo para assistir um filme, espere anos, décadas. Um dia você estará pronto para assisti-lo, e o filme se encarregará de destacar-se na prateleira para você.

Maximize a sensação de um filme para entender melhor a mensagem e a capacidade produtiva da obra, dessa forma você será mais crítico, mais analítico e dará razão para a sua paixão por um filme. Afinal, é muito diferente você surpreendentemente amar um filme e amar um filme que teve que assistir porque todo mundo estava falando bem.

Teria sido melhor assistir o filme do Pelé.

Claro, se você acompanha a obra antes da produção e está imerso na imaginação da história, assista sem medo, você tirará dele o maior proveito. Mas entenda: nunca verás todos os filmes do mundo, e com certeza sua lista de filmes assistidos não conta com várias pérolas cinematográficas. Então, meu caro, faça o seu cinema, curta a sua linguagem, os seus diretores, atores, personagens, assista por país, por gênero, por ano, por movimento, por posição política, pela sua religião, etc. Mas nunca faça seu cinema pautado na urgência de ver um filme porque precisas ver. Só veja O Poderoso Chefão quando quiseres. Só veja Titanic se te der vontade. Esses dias eu vi Ghost e Lagoa Azul pela primeira vez na vida. E é só.
 

©Copyright 2010-2013 Cinemarco Críticas