Com uma competência exagerada, Intocáveis (Intouchables, 2012) desmonta várias certezas e pensamentos que circundam a sétima arte. Não foi feito para ser o melhor filme da década, mas atingiu resultados que chamam a atenção pela capacidade de ser simples, de retratar sua história sem cair na monotonia e se tornar piegas.
De modo mais abrangente, é perceptível e ao mesmo tempo muito prazeroso descobrir que o mundo pode, mesmo que raramente, voltar toda a sua atenção cinematográfica para um longa-metragem que não seja norte-americano. Pode ser um a cada dez anos, mas isso ainda acontece. Com sobra de argumentos, podemos entender como e por que este filme merece tamanha reverência. Entendemos inicialmente, que qualquer gênero cinematográfico pode ser bem realizado em qualquer nação, por menos relevância que ela tenha. Contudo, às vezes o maior problema é vender essa história ao mundo, conquistar diferentes públicos acostumados a linguagens e técnicas das mais diversas. Esta barreira simplesmente inexiste no filme, que atinge com muita simplicidade qualquer tipo de espectador, e este é um ponto chave da força contida no filme.
Por conseguinte, sabemos que a França não é um país cujo currículo
cinematográfico discorre uma avantajada lista de boas comédias. Viciados nas
produções americanas, certamente cada espectador termina o filme duvidando da
origem do próprio; afinal, isso é mesmo um filme francês ou apenas se passa na
França?
A escolha pelos poderes narrativos e cômicos são fatores que
merecem destaque: em nenhum momento o filme quer nos comover, nos abalar e nos
emocionar. As situações dramáticas por si só se encarregam de preencher o filme
com cenas que contém um apelo emocional mais aguçado e, mesmo sendo uma comédia,
nunca esquecemos que por trás de cada gargalhada dos personagens há sempre uma
ferida não curada. É de tom magistral, também, construir essa história ponto a
ponto fazendo-nos perceber que aqueles sorrisos são uma sábia alternativa para
que os personagens centrais encontrem maiores razões para viver.
Arriscando-se numa história bem capaz de ser um melodrama
banal, a missão de Intocáveis não era das mais fáceis. Tornar-se um filme
respeitado contando a relação de um negro marginalizado pela sociedade e um
branco rico e mostrar suas diferenças. Realmente, muito arriscado. Driss (Omar
Sy) é um negro cheio de problemas sociais e financeiros, que encontra Phillipe
(François Cluzet), um branco rico e tetraplégico. O absurdo contraste social
entre eles aproxima-os pela oportunidade de Driss cuidar de Phillipe, e temos
então uma relação de amizade a ser desenvolvida no filme.
Não, o filme não quer fazer você chorar com essa história,
ele quer te fazer rir, pensar que estes problemas são próprios da vida, que ela
tem seu rumo próprio e nós não mudamos suas maiores regras. Encurtando a
história, mais vale sorrir ao que ainda nos quer sorrir do que chorar àquilo
que nos quer afundar. Driss, com um carisma incomparável, jamais quer a riqueza
de Phillipe, senão somente alguns pequenos prazeres que para ele valem à pena.
Esta questão é facilmente percebida no contraste e modo como as banheiras são
demonstradas no filme. Em sua casa, cheia de problemas e bagunçada, as crianças
desmontam a boa experiência que ele queria encontrar ao tomar banho. Em
contraponto, os olhos surpresos e admirados de Driss ao encontrar a banheira na
casa de Phillippe, mostram com uma câmera lenta e um plano bem aberto uma
banheira linda, sem barulhos e centralizada à cena, destacando-a em sua
importância.
Do outro lado, Phillippe é respeitado continuamente por Driss
a cada momento que nós, espectadores, consideramos que ele está sendo ofendido.
Driss não tem pena, não tem compaixão, e esta qualidade é o que faz Phillippe
considerar seu amigo-funcionário uma pessoa única em sua vida.
Com muito humor-negro de qualidade, a comédia pronta
estabelecida nas cenas de cuidado de Driss à Phillippe torna-se impactante pelos
trejeitos simples com que são narradas, seja o telefone que Phillippe não pode
atender, a carta que ele não consegue abrir e a incapacidade de se locomover,
assim como o espetáculo da árvore e o concerto em seu aniversário.
Sem nenhum esforço, esta história, ao seu fim, saúda à vida
como uma alternativa de encontrar a felicidade, rindo de si mesmo e
aproveitando-a em suas oportunidades. Somos convidados a rir a toda hora,
encontrando felicidade e ao mesmo tempo entendendo que elas não são plenas nas
vidas dos personagens.
Sábia e com um apuro técnico também virtuoso, a trilha
sonora composta unicamente por músicas clássicas (obviamente remetidas ao
favorecimento financeiro de Phillippe), são envolventes e bem aplicadas. É
através desta condição cultural sobre música e arte, todavia, que encontramos
cenas magníficas carregadas de sarcasmo e ironia em suas aplicações.
Este é um filme raro, que encontra a dose certa em tudo que
nele se aplica. Uma comédia inovadora e também com senso crítico, um drama bem
controlado e conciso em seu objetivo, e uma história central preocupada em não
carregar sua importância nas cenas de desfecho, e sim fazer de cada cena um
ponto importante e profundo à moral de sua história.
Omar Sy, no papel de Driss, vive cenas memoráveis, executadas com grande felicidade e naturalidade que nos convidam a revê-las. Por outro lado, a dificultosa missão de François Cluzet também é muito bem executada somente com expressões faciais, devido à incapacidade de locomoção de seu personagem.
Dirigido por Nakache e Eric Toledano, Intocáveis revive um
gênero que vem sendo desgastado no cinema. Demonstra que para uma boa comédia
surgir é necessário primeiramente um interesse honesto em se fazer comédia,
arrincando-se a tornarem-se filmes como este, em que o único momento triste é
ver os créditos finais.
Destaque sonoro:
Destaque sonoro: